Do sofrimento para a superação

Escrito em 29/04/2022


1 Pedro 2.19 a 24: “...porque isto é grato, que alguém suporte tristezas, sofrendo injustamente, por motivo de sua consciência para com Deus. Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus.

Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual não cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca; pois ele, quando ultrajado, não revidava com ultraje; quando maltratado, não fazia ameaças, mas entregava-se àquele que julga retamente, carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.”

Como vencer o sofrimento? O primeiro passo é querer ser curada e liberta!

O segundo passo é não deixar que as situações de dificuldade que você enfrentou serem as justificativas da sua desistência, da sua amargura, da sua mágoa ou da sua destruição!

Renove-se no Senhor, porque Ele tem planos superiores para a sua vida! Existem pessoas que, por conta da perda de um simples objeto, sofrem de tal maneira, que
ficam descompensadas. Por outro lado, existem pessoas que passaram por abusos, traições e enfermidades e não perderam a alegria de viver.

Independente do motivo, o teu sofrimento é uma matéria prima altamente disputada no mundo espiritual. É tudo o que Satanás precisa para roubar sua alegria, matar sua fé e destruir o seu futuro.

Ele quer que sua mente fique cauterizada, para você deixar de crer que Deus tem um caminho de vitória para você!

Satanás quer transformar suas guerras, suas perdas e suas decepções em uma barreira
intransponível entre você e o Senhor – a solução.

Para vencermos o sofrimento, em terceiro lugar, precisamos colocá-lo no lugar certo,
independente da causa, sabendo que ele não vem para nos destruir, mas para nos disciplinar e nos preparar para coisas maiores!

Precisamos nos disciplinar para não chorar e para não alimentar a nossa dor, com fotos,
vídeos, conversas e pensamentos, por exemplo!

Hebreus 12.11 a 16: “Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça. Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; e fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado.

Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados; nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura.”

O sofrimento vem para mudar totalmente a nossa rotina e para nos tornar um exemplo de superação!

Filipenses 4.13: “Tudo posso naquele que me fortalece!”

Em vez de alimentar o que te deixa doente e prostrada, alimente o que pode te deixar mais saudável! Em vez de alimentar a maldição, alimente a bênção.

Não deixe que o seu passado roube o que Deus tem para você viver hoje!

Perdoe quem te fez mal, liberte-se dessa mágoa. Não permita mais que essa pessoa determine como será o seu dia ou que ela roube sua paz e sua alegria de viver! Coloque esta situação nas mãos de Deus e abra-se para ser restituída.

Hoje, o Senhor entregará em suas mãos a chave-tetra que fechará as portas do seu coração para o sofrimento. Cada engate representa os comportamentos que você precisa adotar a partir de hoje. Veja a seguir:

1- Ter os sentimentos certos

Você não é vítima, você é vencedora!

Filipenses 2.5 a 11: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”

Jesus passou pelo dia do abandono, da traição, da perda, da injustiça e da dor, mas o fim d’Ele não foi a morte, mas a ressurreição!

2- Ter os pensamentos certos 

Jó não atribuiu suas perdas a Deus. Pelo contrário, O adorou!

Jó 1.20 a 22: “Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR! Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma.”

3- Preserve sua lucidez, para que você não perca sua identidade!

As situações pelas quais você tem passado não definem quem você é! O fato de você estar passando pelo dia da perda, da humilhação, da traição e do abandono não significa que você deixou de ser filha de Deus.

4- Mantenha o foco no Senhor!

Jó 19.25: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.”

Em vez de criar raízes de amargura, fundamente sua vida na rocha, que é Jesus Cristo!

Quando não houver caminho, lembre-se de que Ele é o caminho.

Renove-se no Senhor e levante-se para viver um novo tempo! A partir de hoje, você não será mais conhecida pelo sofrimento, mas pela superação!