Vítima ou vencedora?

Escrito em 27/04/2022


Tiago 4.1 a 7: “De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós? Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.”

Não existem pessoas fracassadas ou derrotadas! Existem pessoas que enfrentam as situações da maneira errada e que, mesmo assim, não querem mudar!

Pessoas que adotam este tipo de comportamento vivem frustradas, pois fixaram sua
residência no sofrimento. Por quê? Porque insistem em continuar enfrentando as situações do mesmo jeito, e, consequentemente, acabam tendo os mesmos resultados.

Em vez de vencer seu orgulho e buscar uma solução para saírem deste ciclo vicioso de
derrotas, acabam assumindo uma postura infantil: “Por que isso está acontecendo comigo, em vez de acontecer com aquele que tanto me fez mal?”.

Quem tem filhos sabe muito bem como é isso. Quando os pais dão alguma ordem para um, em vez de cumpri-la, ele bate o pé e questiona: “E o meu irmão? Não vai fazer nada!?”.

Enquanto, diante das lutas, você agir como uma criança mimada, o teu choro, infelizmente, não terá fim. Ficar se comparado com os outros não vai resolver seus problemas e não vai aliviar o seu sofrimento, porque eles continuarão do jeito que estão, enquanto você irá de mal a pior.

Tenha consciência de que o sofrimento é sinal de que o inimigo conseguiu te enganar, te enfraquecer, te enlaçar e te encarcerar e uma prisão emocional que te manterá refém do seu passado, enquanto você não buscar um caminho de libertação em Deus.

Em vez de se entregar a sentimentos destrutivos, como o ódio e a mágoa, renove-se no
Senhor! Busque ter uma visão diferente dos fatos. Lembre-se de que nada acontece “contra nós”, mas “para nós”. Isso não está acontecendo para a sua destruição, mas para a sua evolução como o ser humano.

Romanos 12.1 e 2: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Você está passando pelo fim de um relacionamento? Por uma demissão? Por uma humilhação? Em vez de ter atitudes que só vão agravar ainda mais sua situação, faça um compromisso com a vida!

Em vez de desfalecer e ficar preocupada com aqueles que não têm lutas, busque uma direção: “Senhor, ensina-me a passar por isso!”.

Lembre-se de que tudo começa com uma decisão: “Eu não aceito mais viver dessa maneira!”. Encerre, hoje mesmo, este ciclo e inicie um novo!

Ressuscite para uma nova vida! Quem disse que você depende de pessoas ou de situações para ser feliz? Ser feliz é uma escolha! É um estilo de vida!

Tire os “e se...” do seu vocabulário! Você não pode mudar o que aconteceu. Mas pode
escolher o que fazer com todas as situações que viveu: transformá-las no fim dos seus sonhos ou no ponto de partida para uma nova história!

Em vez de entregar os pontos, levante-se para fazer o dobro! Lembre-se de que a sua solução não está em homens, mas em Jesus! Quando não houver caminho, Ele é o caminho, o caminho para a sua libertação e para a sua restituição!

E os erros do passado?

Colossenses 1.13 e 14: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.”

Permaneça na sua fé, permaneça na luz! Faça dos seus ambientes um local de adoração! Lembre-se de que você renasceu em Cristo para ser mais que vencedora!

João 10.10: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.”

Quem dirige sua vida é Jesus, não os problemas! O sacrifício e a ressurreição d’Ele têm poder na sua vida!

Deus não entregaria seu único filho para que você fosse uma pessoa infeliz! Nenhuma
multidão pode substituir um filho! Por isso, não aceite mais ser refém de um passado de dor e sofrimento. Não aceite mais ser refém de um passado que não tem futuro!

João 3.16: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Gálatas 5.1: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.”

Enquanto você tiver uma boa explicação para continuar onde está, você nunca encontrará uma solução.

Por isso, a partir de agora, comprometa-se com o hoje e com o amanhã! Pois o melhor ainda está por vir. Quem disse que o seu futuro não pode ser melhor do que o seu passado? Em vez de vítima, escolha ser uma vencedora!

Provérbios 23.18: “Porque deveras haverá bom futuro; não será frustrada a tua esperança.”

Filipenses 3.13: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim...”