Como lidar com a ingratidão?

Escrito em 25/04/2022


Gênesis 13.14 a 18: “Disse o SENHOR a Abrão, depois que Ló se separou dele: Ergue os olhos e olha desde onde estás para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente;  porque toda essa terra que vês, eu ta darei, a ti e à tua descendência, para sempre. Farei a tua descendência como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, então se contará também a tua descendência. Levanta-te, percorre essa terra no seu comprimento e na sua largura; porque eu ta darei.  E Abrão, mudando as suas tendas, foi habitar nos carvalhais de Manre, que estão junto a Hebrom; e levantou ali um altar ao SENHOR.”

Nós deveríamos estar mais preparadas para a ingratidão. Já fomos advertidas, através da Palavra de Deus, que seria assim. 1 Timóteo 4 é um bom exemplo disso. Neste texto, está escrito que, nos últimos dias, os homens seriam egoístas, amantes de si mesmos e ingratos.

Abraão sentiu isso na pele. Seu sobrinho Ló viveu tantas coisas boas ao lado dele. Casou, prosperou e recebeu ensinamentos de um homem que tinha uma relação verdadeira com Deus. Mas, de repente, a convivência se tornou insuportável. Ló, então, escolhe o lugar mais bonito e decide ir para lá!

É muito difícil passar por isso. Às vezes, vemos aquelas pessoas a quem ajudamos, a quem ensinamos, a quem investimos nosso templo, simplesmente, virarem as costas como se fossemos descartáveis, dispensáveis.

Quem sabe você não está agindo da mesma forma ou, quem sabe, sentindo-se desta maneira. Você amou aquela vida, orou, visitou, deu o seu melhor; e ela, simplesmente, diz que isso tudo não significou nada!

Parece que ela vive tão bem sem você, mas você, por outro lado, não consegue viver sem ela.

Depois da separação, a princípio, parecia que Ló estava muito melhor que Abraão, mas o tempo mostrou quem fez a melhor escolha.

Sabe, querida, Deus é contigo! Ele vai curar todas as feridas do seu coração!

Hoje, queremos deixar três conselhos para você vencer, de uma ver por todas, as marcas da ingratidão:

1º Não acumule mágoas no seu coração

Libere perdão. Se possível, fale para aquela pessoa que, apesar de tudo, você a perdoa, porque todo o bem que você plantou, no tempo certo, você colherá do Senhor.

Faça o bem, esperando o bem do Senhor! Não crie expectativas humanas!

2º Erga os olhos para o céu e veja a grandeza do teu Deus

Não pense mais de forma limitada. Deus tem muito mais que este relacionamento.

A graça do Senhor é infinitamente maior e mais poderosa do que a ingratidão de qualquer ser humano.

3º Saia desta angustia e edifique um altar de louvores a Deus

Deus tem muito mais para sua vida. Quanto aos ingratos, talvez, eles estejam achando que escolheram o melhor lugar, mas, na verdade, optaram por Sodoma e Gomorra – lugares de destruição.

Não viva mais em função deles! Deus vai tratar os corações!

Eles irem mal não faz de você o melhor. Mas, por outro lado, você ficar bem vai te restituir e te colocar no rumo certo.

Pense nisso!