Como vencer o medo do futuro?

Escrito em 11/04/2022


Uma das primeiras coisas nocivas que entrou no homem foi o medo. Isso ocorreu quando Deus perguntou onde Adão e Eva estavam:

Gênesis 3.10: “Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.”

O que isso nos mostra? Quanto mais distante estamos de Deus, mais medo teremos:

1 João 4.18: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.”

Hoje, vamos vencer o medo do futuro! A nossa fonte de inspiração será a jornada de Josué.

Ele estava de luto pela perda de seu líder, Moisés, e teria de assumir a missão de atravessar o Jordão e continuar conduzindo o povo pelo deserto rumo à Terra Prometida.

A primeira coisa que ele precisou vencer foi justamente o medo: “O que será de mim sem meu mentor? E se o povo me rejeitar?”

A primeira coisa que precisamos fazer é aceitar e encarar a nova realidade que nos espera. A nossa missão não acabou! Não podemos enterrá-la junto com aqueles que não estarão mais entre nós!

A segunda coisa é saber que nada será maior do que possamos suportar e superar!

A terceira coisa é ter consciência de que Deus nunca nos desamparará.

A quarta coisa é entender que as dificuldades não são definitivas. O que definirá nosso futuro são nossas escolhas! 

Veja só o que Deus disse a Josué:

Josué 1.1 a 9: “Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite.

Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares.

Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.”

Duas coisas importantes que precisamos entender:

O medo é um espírito, ou seja, podemos vencê-lo espiritualmente. Como? Resistindo! E para resistirmos precisamos ter forças. Por isso ter uma vida de oração é tão importante.

O medo – diferente do nosso extinto natural de preservação – não nos garante proteção! Pelo contrário, nos paralisa! Por quê? Porque nos tira três coisas: a coragem, a ousadia e a disposição!

Como aprendemos hoje, para vencermos o medo do futuro, precisamos dar os passos de Josué:

1- Aceitar e encarar a realidade;

2- Se dispor a vencê-la;

3- Entender que Deus está com você;

4- Focar nas promessas, não nos problemas;

5- Fazer da Palavra de Deus a sua bussola.

Não podemos mais permitir desvios na nossa jornada.

Por isso, é tão importante montarmos um planner, pois tiramos nossos sonhos do “mundo das ideias” e os transformamos em objetivos, sabendo que haverá obstáculos a serem superados.

Sim, haverá más notícias! Mas não podemos nos abalar diante delas!

Nas terras que Deus havia prometido para Josué, havia posseiros! Mas as condições humanas somadas às condições espirituais que eles tinham garantiriam vitórias históricas. E foi exatamente isso o que aconteceu!

A nossa mensagem é: Alimente sua fé para seus medos morrerem de fome, tenha comportamentos coerentes com o que você acredita e não pare até alcançar a promessa!

E, para finalizar, no lugar dos porquês, coloque esta certeza:

Romanos 8.28: “Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”