Como vencer o medo da morte?

Escrito em 07/04/2022


Para entendermos a morte, precisamos entender a concepção da vida.

Como sabemos, fomos criados à imagem e semelhança de Deus.

Em Gênesis 2, vemos que Ele formou o homem a partir do pó da terra e, depois, soprou nele o fôlego de vida, transformando-o em alma vivente.

Somos trinos, ou seja, formados por corpo, alma e espírito!

- O corpo é a casca!

- A alma é o nosso intelecto!

- O espírito é a essência de Deus em nós!

Quando morremos, o nosso corpo volta para o pó, a alma é perecível, mas o nosso espírito volta para o Senhor:

Eclesiastes 12.7: “...e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.”

Guarde isso: A nossa origem e o nosso destino estão em Deus!

O grande problema é que as pessoas estão mais preocupadas com sua aparência e seus sentimentos do que em cuidar do seu espírito. Precisamos ter equilíbrio, pois somos um sistema integrado.

 

Se o que é eterno em nós é o espírito, precisamos alimentá-lo! É por isso que, todos os dias, temos as nossas lives no Instagram @FernandaHernandesOficial.

Se somos filhos de Deus, por que temos tanto medo da morte? Porque não temos a certeza da nossa salvação!

Cristo se sacrificou na cruz para nos salvar da condenação do pecado. Pois, como sabemos, o pecado gera morte!

Ele nos resgatou do Império das Trevas e nos libertou das correntes deste medo, pois, para quem está em Cristo, a morte não é o fim:

Hebreus 2.14 e 15: “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.”

João 11.25 e 26: “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?”

Qual é a melhor maneira de vencermos qualquer medo? Enfrentando-o.

Para hoje, separamos cinco exemplos bíblicos de pessoas que enfrentaram o medo da morte:

1- DANIEL

Foi ameaçado pelo Império Babilônico: “Se você continuar orando para o teu Deus e não se curvar diante dos nossos, você morrerá!”. 

O que ele fez? Escolheu preservar sua fé e continuou a orar três vezes por dia!

Ele foi jogado na cova dos leões, mas não sofreu dano algum, pois a justiça de Deus sempre prevalece:

Daniel 6.22: “O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; também contra ti, ó rei, não cometi delito algum.”

2- OS AMIGOS DE DANIEL (SADRAQUE, MESAQUE E ABEDE-NEGO)

Eles venceram a ameaça de que tudo só iria piorar se eles não se curvassem.

Qual foi a reação deles? Resistir, mesmo na fornalha ardente, que, posteriormente, foi aquecida sete vezes mais.

Eles morreram? Não! Saíram de lá ilesos, sem cheiro de fumaça:

Daniel 3.26 e 27: “Então, se chegou Nabucodonosor à porta da fornalha sobremaneira acesa, falou e disse: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do meio do fogo.Ajuntaram-se os sátrapas, os prefeitos, os governadores e conselheiros do rei e viram que o fogo não teve poder algum sobre os corpos destes homens; nem foram chamuscados os cabelos da sua cabeça, nem os seus mantos se mudaram, nem cheiro de fogo passara sobre eles.”

O inimigo quer nos desanimar, nos fazendo acreditar que nosso trabalho é em vão. Assim, ele rouba nossas sementes, mas não vamos permitir:

Gálatas 6.9: “E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.”

3- ESTER

Ester precisava se apresentar diante do rei, para interceder pela preservação do povo dela. Mas há um detalhe: ela não havia sido chamada. Naquela época, isso podia levá-la à forca.

Ester estava diante de um dilema: “Não me movo, pois tenho medo da morte. Mas, se eu não me mover, nos matarão!”

Ela, então, consagrou um jejum de três dias e, depois disso, enfrentou seus medos e conquistou para o povo dela o direito de lutar por suas vidas:

Ester 8.10 a 16: “Escreveu-se em nome do rei Assuero, e se selou com o anel do rei; as cartas foram enviadas por intermédio de correios montados em ginetes criados na coudelaria do rei. Nelas, o rei concedia aos judeus de cada cidade que se reunissem e se dispusessem para defender a sua vida, para destruir, matar e aniquilar de vez toda e qualquer força armada do povo da província que viessem contra eles, crianças e mulheres, e que se saqueassem os seus bens,num mesmo dia, em todas as províncias do rei Assuero, no dia treze do duodécimo mês, que é o mês de adar.

A carta, que determinava a proclamação do edito em todas as províncias, foi enviada a todos os povos, para que os judeus se preparassem para aquele dia, para se vingarem dos seus inimigos. Os correios, montados em ginetes que se usavam no serviço do rei, saíram incontinenti, impelidos pela ordem do rei; e o edito foi publicado na cidadela de Susã. Então, Mordecai saiu da presença do rei com veste real azul-celeste e branco, como também com grande coroa de ouro e manto de linho fino e púrpura; e a cidade de Susã exultou e se alegrou. Para os judeus houve felicidade, alegria, regozijo e honra.”

4- LÁZARO

A enfermidade de Lázaro de fato o levou para a morte física, mas espiritualmente ele continuava vivo. Tudo aquilo fez parte do plano de Deus. A voz da ressurreição o tirou daquela sepultura:

João 11.44: “Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir.”

5- JESUS

O dia da morte chegou para Jesus, mas sabe o que Ele disse para o medo?

João 10.18: “Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.”

E, quando acharam que estava tudo perdido, Cristo ressuscitou!

Para finalizar, guarde estes princípios espirituais:

2 Timóteo 1.7: “Porque Deus não nos tem dado espírito de medo, mas de poder, de amor e de equilíbrio.”

1 João 4.18: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.”

1 Tessalonicenses 4.13 a 17: “Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus,  Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.”

Hebreus 2.14 e 15: “Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo, e livrasse todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida.”

Apocalipse 1.12 a 18: “Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, com vestes talares e cingido, à altura do peito, com uma cinta de ouro. A sua cabeça e cabelos eram brancos como alva lã, como neve; os olhos, como chama de fogo; os pés, semelhantes ao bronze polido, como que refinado numa fornalha; a voz, como voz de muitas águas. Tinha na mão direita sete estrelas, e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes. O seu rosto brilhava como o sol na sua força. Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.”