Deus é o seu plano A ou sua última opção?

Escrito em 29/03/2022


“Não me resta mais nada a não ser entregar para Deus!”

“Agora, tudo o que eu posso fazer é orar!”

Você já pensou assim? Eu já...

Eu precisava resolver uma situação muito complexa, de extrema urgência e realmente havia tentado de tudo... E, simplesmente, não deu certo...

O que eu fiz? Sentei e chorei...

Depois de enxugar minhas lágrimas e me sentir a pior das piores, conversei com meu pai, e ele disse: “Filha, orar não é a última coisa a ser feita, é a primeira!”

E eu respondi: “Pai, eu estava sob muita pressão! Estava desesperada... Tive que agir rápido”

E ele: “Sabe o que eu aprendi? Que as piores decisões são as emocionais... Volto a repetir: Deus não pode ser sua última alternativa, mas a primeira...”.

Depois daquela conversa, comecei a pensar em todas as vezes em que eu fiz de Deus o plano D, pois os planos A, B e C simplesmente tinham falhado... E em todas essas vezes, eu me dei muito mal...

Isso me faz lembrar também de muitas mulheres que vêm me procurar pendido oração, pois tiveram seu coração partido... E todas, sem exceção, haviam entrado naqueles relacionamentos sem antes pedir a direção de Deus... Só lembraram de orar quando já estavam destruídas...

Levando tudo isso em consideração, eu decidi mudar. Desde aquele dia, antes de tomar qualquer decisão, eu oro, pedindo sabedoria, discernimento e paz!

Sabe o que eu aprendi? Que a oração depende apenas de um elemento para subir aos céus: a nossa fé!

Mateus 21.22: “E tudo o que pedirdes em oração, se crerdes, recebereis”. 

Deus não nos deixou soltos no mundo... Ele nos deixou o Espírito Santo, que é o melhor conselheiro que podemos ter!

Além d’Ele, Deus também nos deixou Seus profetas...

Eu quero aproveitar este tempinho para relembrar o quanto eles são importantes...

Na Bíblia, havia uma viúva que estava em uma condição de extrema miséria... Além da pilha de dívidas, ela tinha dois filhos para cuidar e sustentar...

No meio daquela situação desesperadora, ela achou que não havia outra alternativa, a não ser penhorar os próprios filhos... Isso mesmo... Vendê-los como escravos!

Essa história está escrita em 2 Reis 4.1 a 25.

E ao lê-la, eu fiquei pensando: Por que ela só abriu o coração para o profeta quando estava prestes a perder os dois filhos? Por que não o procurou antes?

Não era melhor ter feito de Deus o seu plano A?

Mas Deus é tão maravilhoso, que antes mesmo de os meninos serem levados, preparou um grande livramento...

O profeta pediu que aquela viúva entregasse a ele tudo o que ela tinha: apenas uma jarra de azeite, que acabou se multiplicando e, assim, ela conseguiu todo dinheiro necessário para quitar suas dúvidas.

Além de não perder os filhos, naquela casa, nunca mais faltou azeite! Depois daquela experiência, eu acredito que ela nunca mais fez de Deus a sua última alternativa.

Eu quero encerrar este post com um dos versículos que se transformaram no meu lema de vida:

1 Coríntios 10.13: “Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar.”

A minha mensagem para você hoje é: Coloque Deus no início, e Ele cuidará do fim!