Seja Bem-vinda mulher +QV!

Outubro Rosa: Todas na luta contra o câncer de mama!


O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres do Brasil, depois do câncer de pele, sendo responsável pela morte de 19 mil pacientes a cada ano.  

Por isso, é sempre importante nos lembrarmos do Outubro Rosa. A campanha, que acaba de completar dez anos, foi desenvolvida pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer), com o objetivo de ampliar o nível de informação da sociedade sobre a doença, especialmente sobre formas de prevenção e detecção precoce, de modo a promover o debate e permitir que a população possa tomar decisões em relação à sua saúde de forma consciente, analisando os possíveis benefícios e os prováveis malefícios associados a determinadas ações ou práticas de saúde.

O câncer é formado através da formação e multiplicação de células anormais na mama, causando o tumor. Segundo estatísticas do INCA, este ano será fechado com 59,7 mil novos casos de câncer de mama.

Prevenção

O autoexame é uma das principais formas de prevenção contra a doença, mas não pode ser o único método. Quando em estado inicial (com maiores chances de cura), o nódulo pode não ser detectado com o toque. Por isso é de extrema importância, que a mulher vá ao médico com frequência.

A mamografia ajuda na detecção de nódulos pequenos. Ela é recomendada para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Para aquelas que possuem casos próximos a família, o ideal é começar a fazer antes sob orientação médica.

Participe da campanha!

Neste ano, o Outubro Rosa tem destacado a importância das redes de apoio. Com a hashtag #CompartiheSuaLuta a, campanha visa mostrar para as pacientes que é possível encontrar suporte e informações em ONGs e com mulheres que já enfrentaram a mesma luta.

Para incentivar a campanha, nós criamos a hashtag #CompartilheSuaLuta+QV. Se você já enfrentou essa batalha, compartilhe sua história. É importante para quem está passando por isso saber que é possível sair dessa situação Mais que Vencedora.

Aline Fatima – Redação +QV